Sobre a Semana


A Semana Literária de Maputo é um exercício para a realização do Festival Literário de Maputo, um sonho por realizar nos próximos tempos. Sendo assim, durante cinco dias, reúnem-se na mesma sala, diversos intervenientes do esquema da instituição literária, tais como, escritor-editor-obra-livreiro-leitor aliando-se o governo e os críticos de literatura que são os que medem o pulsar dessa arte na sociedade para além da particular missão do Governo em criar leis de acordo com a realidade do país.
A Semana Literária de Maputo que é fruto da Literatas– Revista de Literatura Moçambicana e Lusófona do Movimento Literário Kuphaluxa, agremiação artística e literária com sede em Maputo, que cumpre a sua missão de promover as artes de escrita, o gosto e o hábito de leitura e o fundamental que é a divulgação das literaturas moçambicanas e dos países de língua portuguesa.
É preocupação da revista Literatas ver os países agrupados na mesma língua a interagirem, através da sua arte, em especial a literatura através da circulação dos livros e do diálogo intercultural figurado por escritores.
O projecto teve início em 2011 e teve especial atenção o surgimento dos movimentos literários em Moçambique e as revistas literárias como espaços de afirmação de novos modos de fazer a literatura.

A Semana Literária de Maputo que neste ano realiza-se sob a temática “As falas da escrita” no contexto da CPLP/SADC acontece pela segunda vez consecutiva e junta escritores, governo, críticos literários e docentes universitários em debates sobre a literatura. O evento contará na presente edição, de 26 de Novembro a 02 de Dezembro, com a participação de escritores de Angola e Brasil bem como o envolvimento de escritores moçambicanos a residir fora da capital do país.


1 comentário:

  1. Com certeza este será um espaço de encontro e reencontro com todos intervenientes da literatura, espero compartilhar e obter novas experiências.

    ResponderEliminar