Programa Oficinal

As Presenças para a II SEMANA LITERÁRIA DE MAPUTO vão sendo confirmadas. Por isso, neste momento só tornamos público os temas a serem tratados sendo que os oradores serão conhecidos brevemente.



Lusofonia: um novo território para a escrita?
- Os desafios para escritores africanos.

. OBJECTIVO:Nos últimos tempos a ligação através da língua e cultura dos nossos países o que se chama também de Lusofonia tem sido assunto de debate. No entanto, a literatura tem tido algum espaço nesse intercâmbio? Que posição os escritores desses países devem tomar para tirar proveito dessa ligação? Os eventos, a circulação do livro, o contacto entre os escritores, que olhar sobre tudo isso?
O escritor onde é e onde se encontra?
. OBJECTIVO: Reflectir sobre a vida literária fora das capitais dos países. Até que ponto o facto de se estar fora da capital pode influenciar a actividade literária do escritor?
A escrita Angolana e Moçambicana no contexto do Regionalismo político e cultural: SADC/CPLP
. Exemplos do Brasil na sua relação com a literatura da América Latina.
. OBJECTIVO: Moçambique e Angola fazem parte de duas organizações. Uma é a CPLP que une não só países da mesma língua, mas continentes por onde cada país membro se encontra. Como explorar esse espaço sem tirar os sinais particulares da escrita de cada país? Neste tema, o Acordo Ortográfico poderá ser abrangido, tratando-se de um instrumento que refere-se à língua que é o motivo dessa união dos países. Por outro lado, existe a SADC que une países pela região e não especificamente pela língua. A África do Sul por exemplo, é o país com que Moçambique mais se relaciona mas nas áreas económicas. E a literatura? Quem são os escritores da região consumidos em Moçambique? E quais são os moçambicanos que lá são consumidos? Como as nossas literaturas interagem, na escrita e na circulação? Porquê, por exemplo, muita influência do Brasil do que dos países vizinhos e da mesma região?
A Literatura infantil em Moçambique e a educação centrada no livro literário no ensino primário.
. OBJECTIVO: Reflectir sobre a produção literária do género infantil no país e as razões de pouca afluência das crianças do ensino primário na leitura. Haverá em Moçambique uma qualificada literatura infantil? Como ela é feita? Quem são os autores? Quem é a criança que lê esses livros?
O escritor em si: Os eus convergentes e divergentes do escritor X conflitos sociais
. OBJECTIVO: Quem é o escritor no meio social? O Ser e o Estar como são encarados por um criador de vidas? Como as dificuldades diárias são encaradas por esse ser que é o escritor? Que relação existe entre a barriga-o status-o papel-a caneta? 
Da necessidade de ler à disponibilidade de o que se ler/ a profissão Escritor

. OBJECTIVO: O escritor e as suas leituras. O escritor como um trabalhador da escrita? Qual é o seu salário? Até que ponto o prazer por escrever se deixa sofrer com os custos de vida?
Literatura, um exercício para loucos, ébrios e boémios?

. OBJECTIVO: Como é visto o escritor na sociedade? Um louco? Um iluminado? Boémio? Um exemplo por se seguir ou por se destruir? Qual é a atitude da pessoa perante o escritor? Quem é ao final do dia, o autor de um livro?
Lília Momplé: uma homenagem à contadora de histórias
 Moçambique e Angola: Duas literaturas cantadas/cantáveis?

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