Lusofonia: um novo território para a escrita?
- Os desafios para escritores
africanos.
. OBJECTIVO:Nos últimos tempos a ligação através da língua e cultura
dos nossos países o que se chama também de Lusofonia tem sido assunto de
debate. No entanto, a literatura tem tido algum espaço nesse intercâmbio? Que
posição os escritores desses países devem tomar para tirar proveito dessa
ligação? Os eventos, a circulação do livro, o contacto entre os escritores,
que olhar sobre tudo isso?
|
O escritor onde é e onde se
encontra?
. OBJECTIVO: Reflectir sobre a vida
literária fora das capitais dos países. Até que ponto o facto de se estar
fora da capital pode influenciar a actividade literária do escritor?
|
A escrita Angolana e
Moçambicana no contexto do Regionalismo político e cultural: SADC/CPLP
. Exemplos do Brasil na sua relação com a literatura da
América Latina.
. OBJECTIVO: Moçambique e Angola fazem parte
de duas organizações. Uma é a CPLP que une não só países da mesma língua, mas
continentes por onde cada país membro se encontra. Como explorar esse espaço
sem tirar os sinais particulares da escrita de cada país? Neste tema, o
Acordo Ortográfico poderá ser abrangido, tratando-se de um instrumento que
refere-se à língua que é o motivo dessa união dos países. Por outro lado,
existe a SADC que une países pela região e não especificamente pela língua. A
África do Sul por exemplo, é o país com que Moçambique mais se relaciona mas
nas áreas económicas. E a literatura? Quem são os escritores da região
consumidos em Moçambique? E quais são os moçambicanos que lá são consumidos?
Como as nossas literaturas interagem, na escrita e na circulação? Porquê, por
exemplo, muita influência do Brasil do que dos países vizinhos e da mesma
região?
|
A Literatura infantil em
Moçambique e a educação centrada no livro literário no ensino primário.
. OBJECTIVO: Reflectir sobre a produção
literária do género infantil no país e as razões de pouca afluência das
crianças do ensino primário na leitura. Haverá em Moçambique uma qualificada
literatura infantil? Como ela é feita? Quem são os autores? Quem é a criança
que lê esses livros?
|
O escritor em si: Os eus
convergentes e divergentes do escritor X conflitos sociais
. OBJECTIVO: Quem é o escritor no meio
social? O Ser e o Estar como são encarados por um criador de vidas? Como as
dificuldades diárias são encaradas por esse ser que é o escritor? Que relação
existe entre a barriga-o status-o papel-a caneta?
|
Da necessidade de ler à disponibilidade de o que se ler/ a profissão
Escritor
. OBJECTIVO: O
escritor e as suas leituras. O escritor como um trabalhador da escrita? Qual
é o seu salário? Até que ponto o prazer por escrever se deixa sofrer com os
custos de vida?
|
Literatura, um exercício para loucos, ébrios e boémios?
. OBJECTIVO: Como
é visto o escritor na sociedade? Um louco? Um iluminado? Boémio? Um exemplo
por se seguir ou por se destruir? Qual é a atitude da pessoa perante o
escritor? Quem é ao final do dia, o autor de um livro?
|
Lília Momplé: uma homenagem à
contadora de histórias
|
Moçambique e Angola: Duas literaturas
cantadas/cantáveis?
|
Programa Oficinal
As Presenças para a II SEMANA LITERÁRIA DE MAPUTO vão sendo confirmadas. Por isso, neste momento só tornamos público os temas a serem tratados sendo que os oradores serão conhecidos brevemente.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário