quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Se me quiseres conhecer

 POEMA DE: Noémia de Sousa

Se me quiseres conhecer,
Estuda com olhos de bem ver
Esse pedaço de pau preto 
Que um desconhecido irmão maconde
De mãos inspiradas
Talhou e trabalhou em terras distantes lá do norte.

Ah! Essa sou eu:
órbitas vazias no desespero de possuir a vida
boca rasgada em ferida de angustia,
mãos enorme, espalmadas,
erguendo-se em jeito de quem implora e ameaça,
corpo tatuado feridas visíveis e invisíveis
pelos duros chicotes da escravatura…
torturada e magnífica
altiva e mística,
africa da cabeça aos pés,
– Ah, essa sou eu!

Se quiseres compreender-me
Vem debruçar-te sobre a minha alma de africa,
Nos gemidos dos negros no cais
Nos batuques frenéticos do muchopes
Na rebeldia dos machanganas
Na estranha melodia se evolando
Duma canção nativa noite dentro
E nada mais me perguntes,
Se é que me queres conhecer…
Que não sou mais que um búzio de carne
Onde a revolta de africa congelou
Seu grito inchado de esperança.

2 comentários:

  1. Aqui há beleza.
    Festivais me agradam.

    Fico a seguir-te.
    Se quiseres conhecer
    o festival Nordestino,
    passa pelo meu abrigo.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prezada,

      E mesmo queremos conhecer-lhe, o saber não ocupa espaço e nos faz ampliar a "Nossa Voz" (diz Noémia de Sousa".

      Lhe conhecendo em Nordeste será bom,
      E assim, nos conhecerá em Maputo

      Forte abraço

      Eliminar